Apesar do rumor de que o NX vai usar cartuchos ao invés de DVDs ou Blu-Rays não ser totalmente novo, é o assunto do momento no que se refere ao próximo console da Nintendo.
O rumor se iniciou quando a empresa Macronix, responsável pela fabricação dos cartuchos de jogos para 3DS informou que estaria aguardando uma encomenda enorme da Nintendo e, embora eles não tenham citado explicitamente, seria para o NX, visto ainda que não há nenhuma informação sobre um sucessor para o atual portátil da companhia, tirando o rumor sobre o console híbrido.
Imaginemos que esse rumor esteja correto e que o NX seja realmente um híbrido console/ portátil, não faz sentido que use 2 tipos de mídia, óptica para o console de mesa e cartucho para o portátil (3 tipos se contar o formato digital). É mais lógico pensar que a mídia será a mesma para as 2 "partes" do console, daí o rumor sobre a companhia optar pela volta dos cartuchos.
Mas não seria um retrocesso?
Não necessariamente, os cartuchos tem algumas vantagens em relação as mídias ópticas:
1) Carregamento (loading) mais rápido;
1) Carregamento (loading) mais rápido;
2) Duram mais que os discos;
3) São mais resistentes;
4) Slots para cartuchos são mais baratos para se produzir do que leitores ópticos;
5) Capazes de armazenar o jogo completo, sem necessidade de instalações extras (que os donos de PS4 e XOne sabem bem como é pentelho).
O único contra que consegui pensar é o custo de produção dos cartuchos em relação as mídias ópticas, e esse custo será repassado no preço final do produto, então, provavelmente, seremos nós gamers que iremos bancar.
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário